Notice: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' in /home/spmbept/public_html/m/wp-content/themes/eduma/functions.php on line 53
O Meu 1º Retiro - Mindfulness Institute
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Conexão

O Meu 1º Retiro

icons-yoga-mindfulness-sun

O Retiro

Este retiro é uma oportunidade para relaxar, para largar as tensões e se conectar à sua própria experiência através dos sentidos, descobrindo e explorando aquilo que é realmente importante para si.

icons-half-sun-mindfulness

inspiração

É uma abertura para esta vida, aqui e agora. As práticas ajudam a encontrar o foco, a equilibrar a energia e reconectar com a nossa experiência interior.

icons-yoga-sun-lotus

O Retiro

Aqui não serão necessárias competências especiais, porque tudo o que envolve é meditar, comer, contacto profundo com a natureza, dormir, partilhar e palestras diária.

Testemunhos

Este foi o meu 1º Retiro, mas creio que não irá ser o último. A experiência foi muito gratificante. Eu costumava dizer quando vivia coisas muito boas: “Vim de lá outra!” Mas deste retiro vim muito mais eu mesma, com vontade de me conhecer, de me amar e de me cuidar. E de fazer desta prática uma plataforma para melhor me relacionar com os outros. Agradeço a quem organizou e dirigiu o retiro e a todos os que participaram, pois foi uma experiência a que não consigo apontar uma falha, certamente pelo cuidado, empenho e qualidades de todos os que lá estivemos. Muito obrigada por tudo. Oxalá eu consiga continuar a trilhar o caminho que experimentei. Muita paz para todos!
Vim de lá!

Gonçalo Pereira

Sagarapryia tem mais de 20 anos de experiência pessoal. Para além do background Budista, tem realizado grande parte da sua formação no Reino Unido:

Ver Mais

  • MBSR, teacher training in Mindfulness Based approaches, Bangor University.
  • MBCT, Mindfulness Based Cognitive Therapy specialist teacher training, Bangor University.
  • Mindfulness for Health, Breathworks teacher training programme.
  • Mindfulness in Schools teacher training, .b programme.

Sagarapriya tem, ao longo de mais de duas décadas, praticado com mestres de várias tradições budistas, tanto no Ocidente, como na Ásia. Nos últimos dez anos tem ensinado extensivamente budismo e meditação e alargado a sua formação em Mindfulness, Focusing e mais recentemente em Comunicação Não-Violenta.

Progressivamente todas estas influências têm sido integradas numa perspectiva enraizada na sabedoria milenar budista, que se expressa numa linguagem contemporânea e através de metodologias de auto-conhecimento pertinentes ao nosso tempo.

+ Informações sobre Sagarapriya:



Ver Menos

Background Budista
MBSR & MBCT - Teacher Training
Mindfulness for Health, Breathworks - Teacher Training

Em Detalhe


Um retiro meditativo é uma aventura pessoal. É um pequeno investimento de tempo que tem o potencial para afetar o resto da sua vida. É um espaço para silenciar o ruído e as distrações e ficar cara-a-cara consigo mesmo, criando-se a oportunidade para iniciar uma nova direção.

Se procura um bom retorno do seu investimento, então a meditação é a solução perfeita. “Não faz nada” e é recompensado(a) com amplos benefícios. Então, imagine que recompensas podem advir não de uma sessão de meditação, mas de um período de tempo onde a prática meditativa é o foco principal da sua vida. Se o seu quotidiano é agitado/desconfortável ou sente que a vida tem algo mais a oferecer, então, um retiro de meditação pode ser algo a considerar.


Necessito de um Retiro de Meditação?

Um retiro de meditação é o ‘melhor tempo’. Não há nada que se exija de si. Quando a vida decorre a um ritmo acelerado, com níveis incrementais de stresse, são poucas as oportunidades de pausar e permitir que o sistema nervoso recupere totalmente.

É um conjunto de momentos para nos sentarmos em alguns períodos de silêncio, aparentemente sem fazer nada. Nas culturas ocidentais, sentar em silêncio e não fazer nada pode ser visto como um desperdício de tempo.
Como pode qualquer coisa significativa ser realizado por não fazer nada? Ou está realmente a não fazer-se nada?
As respostas a essas perguntas exigem uma mudança de perspectiva. Quando estamos dispostos a experimentar essa mudança um novo mundo de possibilidades abre-se.

 

Inúmeros estudos científicos têm demonstrado que a meditação implica enormes benefícios para a saúde, afectando positivamente a química cerebral e corporal, pressão arterial, respiração e metabolismo e reduz a produção das hormonas do stress. A maioria das pessoas ficaria radiante em possuir uma ferramenta que lhes permita ter o controlo dos seus níveis de stress, não?
Um retiro de meditação pode ser o início deste processo. E tudo como resultado de “não fazer nada”!

Naturalmente acontece:

  • Desacelerar;
  • Cura do aborrecimento (embora de início lhe possa parecer o contrário);
  • “Não coçar onde faz comichão” (praticar a Aceitação);
  • Fazer amizade com o seu sofrimento (praticar a Aceitação);
  • Praticar o comer mindful (em atenção plena);
  • Obter uma boa dose de opiáceos naturais;
  • Enamoramento pelo Planeta Terra;
  • Sentir amor por todos os seres;
  • Obter clareza sobre a sua vida;
  • Controlar a ansiedade e o stress;
  • Ser o seu próprio mestre;

O que esperar?

A participação neste retiro poderá permitir entender muito mais sobre si do que provavelmente descobrirá em muitos anos de procura. Aqui não serão necessárias competências especiais, porque tudo o que envolve é meditar, comer, contacto profundo com a natureza, dormir, partilhar e palestras diária. O que parece muito assustador de início, torna-se em algo incrivelmente libertador. O importante é entrar em sintonia com a sua própria mente e o seu corpo, mesmo que seja por curtos períodos, numa base regular, para que possa melhorar a sua consciência do momento e permitir a oportunidade de funcionar na sua plena capacidade de forma harmoniosa e saudável.


Neste retiro não terá, certamente, que fazer coisas lhe pareçam estranhas ou difíceis ou mesmo impossíveis, como sentar-se de pernas cruzadas ou meditar por longos períodos de tempo. Há alternativas que se adaptam às necessidades de cada pessoa.

Resumindo

Um retiro prepara-o(a) para enfrentar os altos e os baixos da sua existência. Reduz a sua tensão, o medo e a preocupação. A inquietação recua e a paixão modera-se. As coisas começam a encaixar-se e a sua vida torna-se num fluir em vez de uma luta. Tudo isso acontece através da compreensão. A meditação aguça a sua concentração e o seu poder de pensar. A sua intuição apura-se. A precisão do seu pensamento aumenta, e, gradualmente, chega a um conhecimento directo das coisas como elas realmente são, sem preconceito e sem ilusão. Portanto, são estas razões suficientes para se preocupar? Dificilmente. Estas são apenas promessas no papel. Há apenas uma maneira para saber se a meditação vale a pena o esforço: aprender a praticá-la de forma correcta e a fazê-lo numa base regular.


Ao descobrir o grande valor do silêncio os praticantes podem explorar os seus usos na vida diária. Aprender a estar confortável com o silêncio expande o que é possível nos nossos relacionamentos com os outros e com nós mesmos. Em particular, ele pode ser um grande apoio para nos ajudar a descobrir uma maior liberdade (espiritual) onde quer que estejamos. E com liberdade podemos experimentar quietude e paz, mesmo no seio do frenesim.


Experimente por si mesm@!


ESTE RETIRO É ADEQUADO PARA QUEM:

para aqueles que desejam iniciar/aprofundar a sua experiência na prática contemplativa, em especial na abordagem mindfulness.
Os participantes sem experiência meditativa têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa.

DESTINATÁRIOS
► Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática de Meditação Budista e Mindfulness para prática pessoal;
► Qualquer pessoa que queira aprofundar a sua espiritualidade;
► Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Profissionais de saúde;
► Educadores;
► Outros.

PRÉ-REQUISITOS
Para a participação no retiro não é necessário ter experiência prévia.




Programa Geral


# O programa aborda duas vertentes, uma mais contemplativa e outra mais relacional.
# Inclui Meditação, Palestras, um pouco de Yoga, Chi-Kung e Shinrin-Yoku (banhos de floresta).
# Teremos momentos de silêncio e momentos de diálogo e de convívio.
# Os participantes desfrutarão de um pequeno bosque, um belo espaço arborizado, onde serão feitas várias atividades, como por exemplo as meditações em andamento.


6ªFEIRA

– Chegada (depois das 19h)
– Pequena recepção com chá e bolachas, outros
– Curta palestra


SÁBADO

– Acordar – 7h30m
– Aquecimento | yoga suave
– Meditação – 45m
– Pequeno-almoço 9h15m
– Espaço livre
– Contacto com a natureza
– Palestra
– Almoço
– Espaço livre e sesta
– Prática deitada, sentada e em andamento
– Jantar
– Perguntas e respostas


DOMINGO

– Acordar – 7h30m
– Aquecimento | yoga suave
– Meditação – 45m
– Pequeno-almoço 9h15m
– Espaço livre
– Contato com a natureza
– Palestra
– Almoço
– Espaço livre
– Prática deitada, sentada e em andamento
– Cerimónia de despedida

 


Local
• Casa Silva, Barcelos, Portugal


Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?

Distância da estação de Barcelos ao Centro
Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.


Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.


A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
Vamos dar início à entrada para o retiro pelas 18.00 no 1º dia. Solicita-se que procure chegar antes para finalizar a sua inscrição, instalar-se de forma tranquila. Está planeado terminar o retiro pelas 16h no último dia, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que os participantes têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.


Existe internet wireless e rede de telemóvel?
Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Retiro. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.


É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.


O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.


O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro
Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de meditação incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.


E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva mencionar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.


 

Praticamos custos escalonados para permitir que cada pessoa escolha de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Economia da Generosidade (ver mais no fim do post)
A proposta de uma vida mais consciente estende-se, imperativamente, a todas áreas que nos influenciam. Procurámos um modelo que leve em conta as necessidades de todos os envolvidos, ou seja, a de quem oferece uma actividade e a de quem nela participa. Um modelo que permita a cada um poder dar o contributo que esteja ao seu alcance.
O nosso objectivo é o de permitir que cada um possa contribuir de acordo com as suas possibilidades financeiras do momento.


INVESTIMENTO:
A. 180€ a 200€ (+ disponibilidade)
B. 160€ a 180€ (- disponibilidade)
C. 140€ a 160€ (concessão)


O custo total do retiro é o valor da estadia + alimentação + o valor da orientação. Inclui duas dormidas, a ceia do dia de chegada, todas as refeições de Sábado e pequeno-almoço e almoço de Domingo + Snacks e chá a meio das manhã e tardes + Orientação.


Importante
A possibilidade de escolher o valor que deseja contribuir (dentro dos escalões supra mencionados) só é válida se a reserva (transferência de um sinal) for realizada até 11 de Agosto. Após esta data, aplica-se o valor de 190€.

Condições de estadia: Quartos com excelentes condições (individual ou duplo), todos com WC e banho privativo e com luz natural. Camaratas disponíveis para quando os quartos esgotarem.


Notas
► Data limite de inscrição: 30 de Setembro;
► No formulário de inscrição seleccionar o Evento O MEU 1º RETIRO;
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
► O encontro decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Convém trazer roupas largas, uma almofada e um tapete e zafu (caso tenha);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► A alimentação pode ser omnívora e vegetariana. Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.


Política de cancelamento
► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado, a Sociedade Portuguesa de Meditação – Mindfulness Institute fará apenas um reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou quaisquer despesas associadas.


Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome.

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE – MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE NO TRATAMENTO DOS DADOS
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre protecção de dados de carácter pessoal.



Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
 

Comentários / Comments

 

NEWSLETTER

Junte-se a mais de 6000 amig@s e receba o que temos para lhe oferecer!

Junte-se a mais de 6000 amig@s e receba o que temos para lhe oferecer!

 

Zafu + Zabuton

Ver Mais

A Meditação é mais fácil com o Zafu certo!