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Introdução à abordagem Mindfulness

O meu 1º retiro

com Sónia Morais

Uma abordagem que permite viver uma vida mais plena

   Retiro de Fim de Semana

   08/06/2018 – 10/06/2018

  O preço inclui o alojamento e a orientação.
       Early Bird. 160€
       Regular. 200€

     Casa Silva, Barcelos

     Português

     Certificado de Presença

 
Haverá tempo para praticar Yoga (suave), relaxar e realizar algumas caminhadas na floresta,
bem como conviver e descansar.


PRÁTICA GUIADA

ESTE RETIRO:

Este retiro de fim de semana permitirá viajar pelos princípios de mindfulness, sobretudo na sua vertente experiencial. É dirigido para principiantes, mas também é adequado para pessoas que têm experiência de meditação ou que já realizaram outros programas, como o MBSR.

Em resumo:

Será um retiro onde o foco principal é a prática de mindfulness e procura unir:

  • curso de introdução ao mindfulness;
  • 1ª experiência em retiro;
  • Prática de Yoga (suave);
  • contacto com a natureza, com passeios pela floresta e;
  • conexão e convívio.

Quais os Benefícios de Participar



  • Para além das práticas sentadas, faremos vários movimentos em Atenção Plena baseados no Yoga, que posteriomente poderá aplicar no seu quotidiano.
  • Propõe-se uma forma de cuidar melhor de si e viver a sua vida de uma forma mais completa e saudável.
  • Promover um Estar e um Ser que a(o) ajuda a lidar de forma mais eficaz com problemas da vida - física, mental, social e emocional.
  • Aprender a ter consciência das pequenas mudanças nas sensações físicas do seu corpo; o que está acontecendo no mundo ao seu redor (usando seus sentidos físicos) e seus pensamentos, emoções e humores.
  • Desenvolver a habilidade de estar ciente das suas experiências (agradáveis e desagradáveis ou neutras), de momento a momento - para que possa aprender a reagir com mais competência às situações em vez de simplesmente reagir automaticamente.
  • Em geral, este retiro é frequentemente útil para criar um espaço de paragem, de introspecção, onde poderá descobrir novas formas de se relacionar consigo e com os outros.

Em Detalhe

COMO AUMENTAR O BEM-ESTAR COM MINDFULNESS

Neste retiro pretende-se:

1. Compreender o conceito e os benefícios de Mindfulness
2. Familiarizar-se com as principais práticas de mindfulness
3. Aplicar mindfulness no desenvolvimento pessoal

Sobre o Retiro

Um retiro meditativo é uma aventura pessoal. É um pequeno investimento de tempo que tem o potencial para afetar o resto da sua vida. É um espaço para silenciar o ruído e as distrações e ficar cara-a-cara consigo mesmo, criando-se a oportunidade para iniciar uma nova direção.

Se procura um bom retorno do seu investimento, então a meditação é a solução perfeita. “Não faz nada” e é recompensado(a) com amplos benefícios. Então, imagine que recompensas podem advir não de uma sessão de meditação, mas de um período de tempo onde a prática meditativa é o foco principal da sua vida. Se o seu quotidiano é agitado/desconfortável ou sente que a vida tem algo mais a oferecer, então, um retiro de meditação pode ser algo a considerar.

Mindfulness, ou Atenção Plena, é um estado de atenção ao momento presente que pode ajudá-lo a viver com mais tranquilidade, e/ou com mais consciência, concentração e com mais saúde.
Tem resultados cientificamente comprovados em áreas como a redução do stress, da ansiedade, da irritabilidade e da agressividade pelo que pode ajudá-lo a encontrar mais serenidade, tranquilidade e paz no seu dia a dia.

A prática da Mindfulness tem sido também amplamente utilizada no mundo empresarial, saúde e educação para melhorar a atenção e o bem-estar geral. Embora com fortes bases budistas, Mindfulness não depende de qualquer religião, contexto cultural ou sistema de crenças, podendo ser completamente secular.

Inúmeros estudos científicos têm demonstrado que a mindfulness traz enormes benefícios para a saúde, afectando positivamente a química cerebral e corporal, pressão arterial, respiração e metabolismo e reduz a produção das hormonas do stress. A maioria das pessoas ficaria radiante em possuir uma ferramenta que lhes permita ter o controlo dos seus níveis de stress, não?
Um retiro de meditação pode ser o início deste processo. E tudo como resultado de “não fazer nada”!

Naturalmente acontece:

  • Desacelerar;
  • Cura do aborrecimento (embora de início lhe possa parecer o contrário);
  • “Não coçar onde faz comichão” (praticar a Aceitação);
  • Fazer amizade com o seu sofrimento (praticar a Aceitação);
  • Praticar o comer mindful (em atenção plena);
  • Obter uma boa dose de opiáceos naturais;
  • Enamoramento pelo Planeta Terra;
  • Sentir amor por todos os seres;
  • Obter clareza sobre a sua vida;
  • Controlar a ansiedade e o stress;
  • Ser o seu próprio mestre;

O que esperar?

A participação neste retiro poderá permitir entender muito mais sobre si do que provavelmente descobrirá em muitos anos de procura. Aqui não serão necessárias competências especiais, porque tudo o que envolve é meditar, comer, contacto profundo com a natureza, dormir, partilhar e palestras diária. O que parece muito assustador de início, torna-se em algo incrivelmente libertador. O importante é entrar em sintonia com a sua própria mente e o seu corpo, mesmo que seja por curtos períodos, numa base regular, para que possa melhorar a sua consciência do momento e permitir a oportunidade de funcionar na sua plena capacidade de forma harmoniosa e saudável.

Neste retiro não terá, certamente, que fazer coisas lhe pareçam estranhas ou difíceis ou mesmo impossíveis, como sentar-se de pernas cruzadas ou meditar por longos períodos de tempo. Há alternativas que se adaptam às necessidades de cada pessoa.

Resumindo

Um retiro prepara-o(a) para enfrentar os altos e os baixos da sua existência. Reduz a sua tensão, o medo e a preocupação. A inquietação recua e a paixão modera-se. As coisas começam a encaixar-se e a sua vida torna-se num fluir em vez de uma luta. Tudo isso acontece através da compreensão. A meditação aguça a sua concentração e o seu poder de pensar. A sua intuição apura-se. A precisão do seu pensamento aumenta, e, gradualmente, chega a um conhecimento directo das coisas como elas realmente são, sem preconceito e sem ilusão. Portanto, são estas razões suficientes para se preocupar? Dificilmente. Estas são apenas promessas no papel. Há apenas uma maneira para saber se a meditação vale a pena o esforço: aprender a praticá-la de forma correcta e a fazê-lo numa base regular.

Ao descobrir o grande valor do silêncio os praticantes podem explorar os seus usos na vida diária. Aprender a estar confortável com o silêncio expande o que é possível nos nossos relacionamentos com os outros e com nós mesmos. Em particular, ele pode ser um grande apoio para nos ajudar a descobrir uma maior liberdade (espiritual) onde quer que estejamos. E com liberdade podemos experimentar quietude e paz, mesmo no seio do frenesim.

Experimente por si mesm@!

ESTE RETIRO É ADEQUADO PARA QUEM:

para aqueles que desejam iniciar/aprofundar a sua experiência na prática contemplativa, em especial na abordagem mindfulness.
Os participantes sem experiência meditativa têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa.

DESTINATÁRIOS
► Qualquer pessoa que queira aprofundar a prática de Meditação Mindfulness;
► Qualquer pessoa que queira desenvolver a sua espiritualidade;
► Qualquer pessoa que queira reduzir os seus níveis de Stress e de Ansiedade;
► Profissionais de saúde;
► Educadores;
► Outros.

PRÉ-REQUISITOS
Para a participação no retiro não é necessário ter experiência prévia.

Programa Geral

# O programa aborda duas vertentes, uma mais contemplativa e outra mais relacional.
# Inclui Meditação Mindfulness, Palestras, um pouco de Yoga, e Shinrin-Yoku (banhos de floresta).
# Teremos momentos de silêncio e momentos de diálogo e de convívio.
# Os participantes desfrutarão de um pequeno bosque, um belo espaço arborizado, onde serão feitas várias atividades, como por exemplo as meditações em andamento.

Programa geral:

Em resumo, será um retiro onde o foco principal é a prática de Mindfulness e procura fundir:

1/ curso de introdução ao Mindfulness;
2/ 1ª experiência em retiro;
3/ algum trabalho (suave) corporal;
4/ contacto com a natureza, com passeios pela floresta e;
5/ Conexão e convívio.


PROGRAMA

6ªFEIRA

19:00 – chegada
19:30 – jantar
20:30 – sessão 1

SÁBADO

8:00 – prática
9:00 – Pequeno-almoço
10:00 – sessão 2
12:30 – Almoço
14:30 – prática
15:30 – sessão 3
18:00 – espaço livre
19:00 – jantar (silêncio)
20:00 – perguntas e respostas

DOMINGO

7:30 – acordar
8:00 – prática
9:00 – pequeno-almoço (silêncio)
10:00 – sessão 4
12:30 – Almoço
13:30 – sessão 5
15:00 – prática final
15:30 – fim do retiro

Local
• Casa Silva, Barcelos, Portugal

Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?

Distância da estação de Barcelos ao Centro
Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.

Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.

A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?
Vamos dar início à entrada para o retiro pelas 18.00 no 1º dia. Solicita-se que procure chegar antes para finalizar a sua inscrição, instalar-se de forma tranquila. Está planeado terminar o retiro pelas 16h no último dia, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que os participantes têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.

Existe internet wireless e rede de telemóvel?
Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Retiro. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?
Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.

O que preciso levar?
Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.

O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro
Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de meditação incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.

E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?
Se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva mencionar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.

A Orientadora



Quem é Sónia Morais

  • Médica (licenciada em 2007), especialista em Imuno-Hemoterapia;
  • Desde sempre interessada e motivada em cultivar o bem-estar, a paz e a tranquilidade interiores e partilhar com os outros;
  • Prática regular de yoga e meditação desde 2000, e prática formal de mindfulness desde 2015;
  • MBSR Teacher Trainee at UCSD – Mindfulness-Based Professional Training Institute (www.mbpti.org) –
    Centro de Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego, Califórnia;
  • Conhecedora dos benefícios de Mindfulness, Sónia tem vindo a difundir esta abordagem em diferentes contextos.
               



Comunicação Consciente em Retiro

 
Retiro de Introdução ao Mindfulness
Uma abordagem que permite viver uma vida mais vívida e plena
€160 ('early bird') €200 (regular)
 

c/ Sónia Morais

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envelope

INVESTIMENTO

 

‘Early Bird’ (até 05 Maio): 160

 

Regular (após 05 Maio):200

 
 

O custo total do retiro é o valor da estadia + alimentação + o valor da orientação.

Notas
► Data limite de inscrição: 31 de Maio;
► No formulário de inscrição seleccionar o Evento COMUNICAÇÃO CONSCIENTE, indicando a versão que pretende no campo destinado aos comentários;
► É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário (clicar em inscrição)
► O encontro decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
► Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
► Se tiver alguma nota que requeira alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
► O programa está sujeito a pequenas alterações.

Política de cancelamento
► Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
► Na eventualidade do evento ser cancelado, a Sociedade Portuguesa de Meditação – Mindfulness Institute fará apenas um reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou quaisquer despesas associadas.

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome.
A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE – MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.CONFIDENCIALIDADE NO TRATAMENTO DOS DADOS
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre protecção de dados de carácter pessoal.
 
 
 

No formulário de inscrição selecionar o Evento “COMUNICAÇÃO CONSCIENTE”

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    2 Comments

  1. Isabel Azinheiro
    28 Fevereiro, 2018

    O meu primeiro retiro revelou-se um encontro comigo mesma. Algo que estava a necessitar. Sossegar a alma, estar em sintonia com o meu próprio eu, com a minha essência e com a natureza.
    O Luís é um formador fantástico e sábio em quem confiamos logo de início, sendo muito fácil relaxar ao som da sua voz.
    As técnicas ensinadas são bastante úteis e práticas, podendo ser utilizadas facilmente no dia a dia.
    O local é muito aprazível e confortável, o ideal para este género de retiros, com um bosque maravilhoso que nos envolve.
    Grata ao Luís e ao Vítor por estes dois dias maravilhosos.
    Isabel Azinheiro

  2. PP
    26 Fevereiro, 2018

    Fim de semana maravilhoso! Estou muito grata a todos pela partilha e pela aprendizagem que pude trazer para a minha vida. Tudo bem organizado, comida excelente e o Luís é um formador de excelência. Vou pensar em realizar o referido Retiro de Comunicação Não Violenta em maio com ele. Até lá.
    Grata!

Comentários / Comments

 

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