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Mindfulness-Based Stress Reduction
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MBSR


Intensivo de 6 dias Este formato de retiro de 6 dias é uma forma alternativa de experimentar o Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness de 8 semanas e pode ser o primeiro passo para a alteração do seu estilo de vida, bem como para a formação posterior que possibilite ministrar cursos baseados em Mindfulness (MBSR, MBCT, entre outros).

Mindfulness-Based Stress Reduction

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26-31 MAR 2018

Desenvolvimento! Convívio! Transformador!

Com A. Karunavira (Bangor Univ.)

O instrutor é dos mais experientes que pode encontrar internacionalmente e excepcionalmente hábil em criar um ambiente de aprendizagem seguro, solidário e profundamente envolvente, permitindo aos participantes procurar, explorar e inquirir.


Perspectiva

Saúde

Conexão

Partilhar com Amig@s

Mindfulness

Equilíbrio e Plenitude

Sente-se e tire uns momentos para tornar-se consciente do ambiente à sua volta, das sensações no seu corpo, dos pensamentos na sua mente e dos sentimentos no seu coração. Sentindo-se curioso, animado, céptico, nervoso, esperançoso ou entediado? Está ciente das sensações físicas de tensão, dor, calor ou dormência? Será que consegue manter todas as coisas surpreendentes e variadas na sua consciência por alguns momentos sem ter que alterá-las, eliminá-las ou se perder nelas? Será que consegue experimentar este momento como o mais precioso, fugaz e maravilhoso? Você acabou de provar um pouco da sua própria capacidade de estar atento (mindful) e nós fazemos o convite ao seu cultivo em maior profundidade e sistematização através da participação na próxima edição do Programa de Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional Baseado em Mindfulness.

O Orientador

A. Karunavira

é dos mais experientes orientadores que pode encontrar internacionalmente e excepcionalmente hábil em criar um ambiente de aprendizagem seguro, solidário e profundamente envolvente, permitindo aos participantes procurar, explorar e inquirir.

  • Karunavira is a Senior Trainer at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) – Bangor University.
  • Director of Mindful Health LLP.
+ Informações sobre Karunavira: Bangor + CV
1
YEARS of continuous MBSR & MBCT
teaching | +170 8-week courses taught
1
YEARS of Tai Chi and Chi Kung practice
Iyengar Yoga teacher
Senior trainer at CMRP Univ. Bangor 100%
Trains Mindfulness teachers for the National Health System 98%
National Health System Counselling psychotherapist 95%
Iyengar Yoga teacher 80%

Em Detalhe

O que esperar deste encontro

 
Origens

O MBSR foi desenvolvido por Jon Kabat-Zinn e colaboradores no Center for Mindfulness (CFM) da Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Este programa pode ser considerado como a primeira abordagem sistematizada de mindfulness secular a ser introduzida no ocidente.

Em que consiste?

O MBSR é uma intervenção em grupo para populações com uma ampla gama de transtornos relacionados com o stress, dor crónica e outros problemas e é oferecido em hospitais e clínicas, bem como em escolas, empresas, universidades e prisões e em uma série de outros contextos. Este programa retirou do contexto espiritual as antigas práticas de Mindfulness, adaptando-as de forma a torná-las mais acessíveis e relevantes às pessoas que padecem de uma qualquer doença, física ou psicológica, de um leque variado e para aquelas que procuram um maior equilíbrio cognitivo-emocional.

 

 

Tem sido cientificamente demonstrado que o MBSR é eficaz numa ampla variedade de problemas físicos e psicológicos. A seguir está uma lista parcial de condições médicas e psicológicas, com citações, de alguns dos benefícios deste programa:

  • Ansiedade (Hoge, Bui, Marques, Metcalf, Morris, Robinaugh, et. al., 2013);
  • Asma (Pbert, Madison, Druker, Olendzki, Magner, Reed, et. al., 2012);
  • Cancro (Carlson, Doll, Stephen, Faris, Tamagawa, Drysdale, & Speca, 2013);
  • Dor Crónica (Reiner, Tibi, & Lipsitz, 2013);
  • Diabetes (Hartmann, Kopf, Kircher, Faude-Lang, Djuric, Augstein, et. al., 2012);
  • Fibromialgia (Schmidt, Grossman, Schwarzer, Jena, Naumann, & Walach, 2011);
  • Desordens Gastrointestinais (Zernicke, Campbell, Blustein, Fung, Johnson, Bacon, & Carlson, 2013);
  • Doença Coronária (Sullivan, Wood, Terry, Brantley, Charles, McGee, Johnson, et. al., 2009);
  • HIV (Duncan, Moskowitz, Neilands, Dilworth, Hecht, & Johnson, 2012);
  • “Ondas de Calor” (Hot Flashes) (Carmody, Crawford, Salmoirago-Blotcher, Leung, Churchill, & Olendzki, 2011);
  • Hipertensão (Hughes, Fresco, Myerscough, van Dulmen, Carlson, & Josephson, 2013);
  • Depressão Major (Chiesa & Serretti, 2011);
  • Desordens de Humor (Hofmann, Sawyer, Witt, & Oh, 2010);
  • Perturbações do Sono (Andersen, Wurtzen, Steding-Jessen, Christensen, Andersen, Flyger, et. al., 2013);
  • Perturbações de Stress (Kearney, McDermott, Malte, Martinez, & Simpson, 2012);

 

Curto vídeo sobre os benefícios da meditação mindfulness

Experimente por si mesm@!

 

Para quem nunca meditou mas gostava de aprender a fazê-lo ou;
Já meditou mas gostava de aprofundar a experiência.


Este curso dirigido para profissionais que não têm possibilidade de realizar um curso de 8 semanas ou para aqueles que preferem como experiência de aprendizagem um contexto de retiro residencial. É adequado para pessoas que estejam ou que pretendam iniciar-se em Mindfulness e para aqueles que desejam aprofundar a sua experiência. Os participantes sem experiência de meditação têm considerado que esta é uma experiência rica e intensa. O curso de 6 dias inclui a aprendizagem experiencial e os aspectos do currículo do programa MBSR de 8 semanas, que é a base para qualquer pessoa que deseje usar Mindfulness como parte do seu trabalho ou para aumentar os seus níveis de bem-estar.

 

Será também um curso de acesso para aqueles que desejam candidatar-se à formação contínua de instrutores, através do Center for Mindfulness at UC San Diego, do Centre for Mindfulness Research and Practice na Universidade de Bangor – Reino Unido (ou o Programa de Mestrado) e do Center for Mindfulness – University of Massachusetts.

 

Especificamente para as pessoas que:
  • desejem conhecer em maior detalhe a via do buda;
  • se sentem com stress;
  • vivem com uma doença aguda ou crónica;
  • sofrem de dor crónica;
  • têm sintomas psicossomáticos (problemas com o sono, digestão …);
  • experiência de ansiedade …
E quem:
  • quer fomentar o seu sentimento de saúde e bem-estar;
  • procura um tratamento complementar ao tratamento médico ou psicoterapêutico;
  • quer viver com maior consciência;
  • quer aprender formas de auto-exploração e auto-cuidado;
  • deseja desenvolver a sua espiritualidade.



 


O que recebe cada participante?

  • Para além de ter acesso aos altos padrões de qualidade de Bangor, cada participante irá receber:
  • 1 manual (MBSR Workbook);
  • 1 manual (MBSR Workbook de 50 páginas, c/ Resumo em Português);
  • 4 CDs de treino e de meditações guiadas em mp3;
  • Certificado de participação.

CERTIFICADO
O certificado final será entregue a quem participar em todas as sessões.


PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso não é necessária experiência, nem conhecimentos prévios.




O programa do curso consiste em 8 sessões desenvolvidas ao longo de 6 dias. Este curso altamente participativo e prático inclui:

  • Várias meditações guiadas em práticas de meditação mindfulness;
  • Prática diária de Chi-Kung + alongamentos suave e conscientes;
  • Passeios pela natureza;
  • Tempo de partilha e de convívio;
  • Exercícios de consulta para aumentar a consciência na vida quotidiana;
  • Instruções individualizadas;
  • Diálogos em grupo;
  • Tarefas para realizar, no local e em casa;
  • Meditações guiadas (.mp3) para prática em casas e;
  • Manual de trabalho (resumo em Português).

Solicitar programa completo

 

Local

• Casa Silva, Barcelos, Portugal

Vou de comboio. Quais são as minhas opções e o que recomendamos?

Distância da estação de Barcelos ao Centro

Poderá apanhar o comboio intercidades e sair na Estação de Barcelos.

Por diversas razões, procuramos agregar os participantes interessados em partilhar boleias e custos.


A que horas devo chegar? Quando é que vamos terminar?

Vamos dar início à entrada para o MBSR depois das 13h no no 1ºdia. Solicita-se que procure chegar, o mais tardar pelas ______ (ainda por definir) para que o grupo esteja completo antes da hora das __________ (ainda por definir). Está planeado terminar o retiro pelas 12.30 no dia 22 de fevereiro, por isso planeie a sua viagem adequadamente. Por vezes surgem situações em que as pessoas têm que deixar o retiro antes do meio-dia, no último dia, mas solicitamos, se possível, que tal não aconteça.

Existe internet wireless e rede de telemóvel?

Existe cobertura de rede de telemóvel com boas condições de recepção. Contudo, dada a natureza da formação, haverá poucas oportunidades para fazer uso, então deverão informar antecipadamente aqueles que podem precisar de entrar em contacto dessas limitações. Pode esperar obter serviço de internet sem fios razoavelmente consistente no centro de retiros. No entanto, será aconselhável deixar o seu computador em casa por causa da natureza deste Retiro. Reconhecemos, no entanto, que, por vezes, o uso do computador é uma necessidade.

É possível ficar noites extra no centro ou chegar um ou dois dias mais cedo?

Sim, poderá ser possível, mas carece de reserva antecipada.


O que preciso levar?

Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo. É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.


O que devo esperar em relação às condições onde recorre o Retiro

Esta formação é ministrada num formato de retiro, o que significa que há bastante prática de mindfulness incluída. O local facilita muito este formato; iremos estar reunidos, comer e aprender, partilhar e dormir numa área relativamente isolada, no entanto perto da cidade e com óptimos acessos. Procuramos que esta semana seja relativamente calma e isolada. Os quartos são limpos e confortáveis, iguais aos que se encontra num bom hotel. Têm a possibilidade de escolher quarto individual (WC privativo) ou duplo. Importante reservarem o v/ lugar o mais cedo possível.



E se eu necessitar de algumas adaptações especiais ou restrições alimentares?

Se existr qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que devemos estar conhecedores, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudá-lo.




INVESTIMENTO:


‘Early Bird’ (até 15 Fevereiro): 350


Regular (após 15 Fevereiro): 400
 


Inscrições limitadas (se tem real interesse reserve o mais breve possível)



 




Notas

  • É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
  • No formulário de inscrição selecionar o Evento MINDFULNESS-BASED STRESS REDUCTION;
  • O enconto decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
  • Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
  • A alimentação pode ser omnívora ou vegetariana.
  • Se desejar alguma alteração de alimentação, por favor, avisar antecipadamente no campo destinado aos comentários;
  • O programa está sujeito a pequenas alterações.



Política de cancelamento
– Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
– Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação – Mindfulness Institute fará apenas o reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou de quaisquer despesas associadas.



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