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Introdução Mindfulness - Mindfulness Institute
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MINDFULNESS cursodeintrodução

MINDFULNESS, também conhecido como atenção plena, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.

integração Mente-Corpo

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Mindfulness

Curta introdução

Mindfulness – Curta Introdução

A meditação tem vindo a ser praticada há, pelo menos, três mil anos.

As suas raízes remontam até ao hinduísmo e diferentes formas de meditação podem ser encontradas em todas as grandes tradições religiosas do mundo.

No entanto, cada vez mais a meditação é uma experiência independente de qualquer crença religiosa. Enquanto que os estilos, as fontes e as ideologias subjacentes à meditação diferem, o seu objectivo tem sido mais ou menos uniforme: a transformação pessoal .
De particular interesse, será relevante questionar que contribuição pode, actualmente, a meditação  oferecer às sociedades modernas,  altamente tecnologizadas e geradoras de stress.
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Mindfulness

Mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.

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O que é?

É um estado de atenção natural – focado, presente e ciente – que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar a acontecer, mesmo quando se trata de algo difícil.

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Praticar?

É uma abertura para a VIDA com curiosidade, aceitação e compaixão.
É o reconectar com o sentido profundo da vida, indo para além do pensar e do querer.

PRÁTICA GUIADA

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MINDFULNESS

Em Detalhe

 

Mindfulness, considerado como a ‘nova’ geração de exercício mental, também conhecido como atenção plena, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento. É um estado de atenção natural – focado, presente e ciente – que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar a acontecer, mesmo quando se trata de algo difícil. Hoje em dia, há um corpo de pesquisa científica que comprova que a prática de mindfulness reduz stresse, ajuda a lidar com depressão e ansiedade e aumenta a capacidade de foco, resiliência e inteligência emocional. Tendo raízes profundas na meditação budista, mindfulness pode ser aprendido e praticado por qualquer pessoa independente do seu contexto cultural ou religioso.

Após o curso cada participante será fortemente incentivado a continuar a sua prática e para isso receberá:
Pequeno manual;
Áudios de meditações guiadas



MINDFULNESS – O QUE É?


Mindfulness deriva do termo em Pali Sati (Sm?ti em Sânscrito), um elemento essencial da prática Budista. A prática de mindfulness está cada vez mais presente no mundo ocidental, em concreto na Psiquiatria e Psicologia para aliviar uma variedade de condições físicas e mentais, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e na prevenção e recaídas depressivas, bem como no tratamento de dependências. Tem ganho popularidade no mundo inteiro como um método de excelência para lidar com as emoções.

Contrariamente à crença popular, mindfulness (atenção plena) não procura esvaziar a sua mente de pensamentos ou emoções, trata-se de prestar atenção ao momento presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se projectar o futuro.

Na sua base, mindfulness é um treino baseado na conexão “mente-corpo”, podendo ajudá-lo a observar os seus padrões de pensamentos e de emoções, as suas experiências – boas, neutras ou negativas. Isso pode realmente mudar a forma como gere e reage, por exemplo, a situações geradoras de stress, dando-lhe uma ferramenta valiosa para ficar mentalmente (e fisicamente) saudável.

Mindfulness é um temo que tem sido traduzido para o Português como Consciência Plena, Presença Plena ou mais frequentemente como Atenção Plena. Pode ser considerado como um processo de auto-regulação da atenção, com o objectivo de trazer uma qualidade da consciência não-elaborativa ao momento presente, dentro de uma orientação de curiosidade, abertura experiencial e aceitação (Bishop et al., 2004).

Esta definição considera mindfulness como um processo psicológico que consiste em duas componentes:

1. Orientação para a experiência, que se refere a uma orientação de curiosidade, abertura e aceitação para com a própria experiência e;

2. Auto-regulação da atenção, que se refere à consciência não-elaborativa dos eventos mentais, isto é, pensamentos, sentimentos e sensações à medida que vão surgindo (Bishop et al., 2004).

Mindfulness pode também ser considerado como uma forma particular de prestar atenção ao momento presente e que se caracteriza por uma atitude receptiva de não-julgamento (Kabat-Zinn, 1994). Mindfulness é, então, um aspecto da prática meditativa que reflecte a capacidade humana básica fundamental para prestar atenção a aspectos relevantes da experiência, numa forma mental não julgadora e não reactiva, que por sua vez cultiva o pensamento claro, a equanimidade, a compaixão e a abertura do coração.

Mindfulness é uma daquelas coisas que realmente tem que experimentar para entender. Há uma série de equívocos sobre mindfulness – por exemplo, que é uma ferramenta com o objectivo de diminuir a ansiedade ou induzir o relaxamento. Não será uma perspectiva acertada – mindfulness é sobre a aceitação da sua experiência actual, apenas como é, se isso é bom, mau ou neutro. A redução da ansiedade ou o relaxamento normalmente acontecem, ou talvez não, o importante é aprender a aceitar a vida, com as suas experiências, e esse é o verdadeiro valor de mindfulness.

Bibliografia:
* Bishop, S. R., Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., Anderson, N. D., & Carmody, J. (2004). Mindfulness: A proposed operational definition. Clinical Psychology, 11, 230–241.

* Kabat-Zinn, J. (1994). Wherever you go, there you are: Mindfulness meditation in everyday life. New York: Hyperion.


Este curso tem o potencial para ajudar a:

  • Encontrar momentos de tranquilidade na agitação que caracteriza o seu dia a dia;
  • Experienciar paz interior independentemente da forma como as pessoas que o rodeiam interagem consigo;
  • Reduzir o estado de preocupação com o que pode vir a acontecer;
  • Distanciar-se de pensamentos que habitualmente são apelidados de “negativos”;
  • Aprender a estar mais consciente a cada momento;
  • Conseguir desfrutar do momento presente, tal como ele é;
  • Aumentar a sua concentração no trabalho e fora dele;
  • A Meditação Mindfulness tem ajudado pessoas um pouco por todo o Mundo;
  • Já integrado no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esta é uma técnica simples, prática e eficaz, independente de qualquer religião e que pode ser aplicada no exato momento em que qualquer situação, pensamento ou emoção surge.

Tem sido cientificamente demonstrado que a abordagem Mindfulness é eficaz para uma ampla variedade de condições médicas e psicológicas. A seguir está uma lista parcial de condições médicas e psicológicas, com citações de alguns dos benefícios:

  • Ansiedade (Hoge, Bui, Marques, Metcalf, Morris, Robinaugh, et. al., 2013);
  • Asma (Pert, Madison, Druker, Olendzki, Magner, Reed, et. al., 2012);
  • Cancro (Carlson, Doll, Stephen, Faris, Tamagawa, Drysdale, & Speca, 2013);
  • Dor Crónica (Reiner, Tibi, & Lipsitz, 2013);
  • Diabetes (Hartmann, Kopf, Kircher, Faude-Lang, Djuric, Augstein, et. al., 2012);
  • Fibromialgia (Schmidt, Grossman, Schwarzer, Jena, Naumann, & Walach, 2011);
  • Desordens Gastrointestinais (Zernicke, Campbell, Blustein, Fung, Johnson, Bacon, & Carlson, 2013);
  • Doença Coronária (Sullivan, Wood, Terry, Brantley, Charles, McGee, Johnson, et. al., 2009);
  • HIV (Duncan, Moskowitz, Neilands, Dilworth, Hecht, & Johnson, 2012);
  • “Ondas de Calor” (Hot Flashes) (Carmody, Crawford, Salmoirago-Blotcher, Leung, Churchill, & Olendzki, 2011);
  • Hipertensão (Hughes, Fresco, Myerscough, van Dulmen, Carlson, & Josephson, 2013);
  • Depressão Major (Chiesa & Serretti, 2011);
  • Desordens de Humor (Hofmann, Sawyer, Witt, & Oh, 2010);
  • Perturbações do Sono (Andersen, Wurtzen, Steding-Jessen, Christensen, Andersen, Flyger, et. al., 2013);
  • Perturbações de Stress (Kearney, McDermott, Malte, Martinez, & Simpson, 2012);

Qual o impacto que a prática de Mindfulness pode ter no meu cérebro e no processamento cognitivo?

Mindfulness é uma área activa de investigação, com muitos estudos focando as mudanças estruturais e funcionais no cérebro em função da realização de um programa MBSR. Por favor, explore o um curto vídeo (legendado) sobre os benefícios da meditação no cérebro.

Ver vídeo
Experimente por si mesm@!


DESTINATÁRIOS

Para quem nunca meditou mas gostava de aprender a fazê-lo ou;
Já meditou mas gostava de aprender a abordagem da meditação mindfulness.


Especificamente para as pessoas que:

  • se sentem com stress;
  • vivem com uma doença aguda ou crónica;
  • sofrem de dor crónica;
  • têm sintomas psicossomáticos (problemas com o sono, digestão …);
  • experiência de ansiedade …



E quem:

  • quer fomentar o seu sentimento de saúde e bem-estar;
  • procura um tratamento complementar ao tratamento médico ou psicoterapêutico;
  • quer viver com mais consciência;
  • quer aprender formas de auto-exploração e auto-cuidado;
  • deseja desenvolver a sua espiritualidade.



PRÉ-REQUISITOS
Para a realização do curso não é necessária experiência, nem conhecimentos prévios.



Programa Geral

10-13 (com intervalo para chá)

  • O que é mindfulness e como se aplica;
  • Meditação deitada e sentada com atenção ao corpo e respiração

13-14 Almoço
(com prática de “mindful eating” e conversa amena)

14-18 (com intervalo para chá)

  • Meditação a andar;
  • Pensamentos;
  • Emoções;
  • Meditação sentada;
  • Mindfulness no dia-a-dia (incluindo lidar com o stress e com a ansiedade e aproveitar melhor os momentos agradáveis) e;
  • Meditação aberta.

 


Local
Valadares (Gaia/Porto).


Endereço:
Seminário da Boa Nova – Valadares
Apartado 10, 4406-901 Valadares, VNG


O que preciso levar?
Roupas confortáveis e, se gostar de tirar notas, caneta e caderno.
É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo antes de viajar, para ajudar a orientá-lo na escolha de roupas adequadas.


Se for possível, por favor, traga uma almofada de meditação (zafu) e um tapete de yoga. Teremos bastante material disponível, mas talvez não o suficiente para ir de encontro a todas as necessidades, por isso, se não for inconveniente, por favor, considere fazê-lo.
É possível adquirir um zafu novo (escolher em Mindful Store, indicando nos comentários do formulário de inscrição o modelo, tamanho e cor que pretende).


Indicar se tem algumas restrições alimentares específicas ao preencher o formulário de inscrição. Se existir qualquer alimento adicional ou preocupações médicas que deva informar, por favor, avise-nos com antecedência para que possamos ajudar.

 

 

INVESTIMENTO:

‘Early Bird’ (até 12 Janeiro): 80

Regular (após 12 de Janeiro): 100
 

Inscrições limitadas (se tem real interesse reserve o mais breve possível)
(uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)

Notas

  • É necessária pré-inscrição prévia através do preenchimento do formulário que se encontra no final desta página;
  • No formulário de inscrição selecionar o Evento INTRODUÇÃO AO MINDFULNESS;
  • O workshop decorre com um mínimo e máximo de participantes (inscrições limitadas);
  • Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição receberá um email com informações adicionais;
  • A alimentação pode ser omnívora ou vegetariana.
    Escolher, no formulário, se pretende almoçar no próprio espaço – custo 10 euros;
  • Se desejar alguma alteração de alimentação, por favor, avise antecipadamente no campo destinado aos comentários;
  • O programa está sujeito a pequenas alterações.

Política de cancelamento
– Um reembolso (menos um valor não reembolsável de €30) será realizado para cancelamentos solicitados por escrito 30 dias antes do evento. Nenhum reembolso será realizado após essa data.
– Na eventualidade do evento ser cancelado a Sociedade Portuguesa de Meditação – Mindfulness Institute fará apenas o reembolso equivalente ao valor de 100% da reserva e não de transporte, de hotel ou de quaisquer despesas associadas.

PRÉ-INSCRIÇÃO > 

NOTAS

Se tiver dificuldades no formulário de inscrição, p.f., abra esta página num browser diferente, como o Firefox ou o Chrome ou entre em contacto para eventos.spmbe(at)gmail.com

A Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar / Mindfulness Institute (SPM-BE – MI) não tem, nem assumirá qualquer responsabilidade por prejuízos, danos, despesas ou inconvenientes que possam advir, por qualquer motivo, da sua participação neste evento.

CONFIDENCIALIDADE
A SPM-BE (MI) garante a confidencialidade dos dados pessoais facultados e o seu tratamento de acordo com a legislação vigente sobre a protecção de dados.

 

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